sexta-feira, 25 de abril de 2014

Poder Legislativo homenageia pessoas e ações dedicadas aos idosos em sessão especial

Governador José Melo foi um dos homenageados pela deputada Conceição Sampaio e pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Jorge Wagner.
Governador José Melo destacou que o Amazonas é um dos estados brasileiros que mais se preocupou com a questão do idoso.
Sessão Especial homenageou pessoas e instituições que apóiam a questão do idoso. 
Secretária Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas, advogada Márcia Álamo, participou da Sessão Especial proposta pela deputada estadual Conceição Sampaio (esq.).

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que responde pela terceira vice-presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e pela presidência da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, realizou sessão especial nesta sexta-feira (25), no Plenário Ruy Araújo, em atenção ao pedido do Conselho Estadual do Idoso. O governador do Amazonas, professor José Melo, e representantes do Exército Brasileiro foram homenageados, como reconhecimento aos que contribuem para a qualidade de vida da população idosa amazonense, além de estudantes vencedores do I Concurso Estadual sobre o Estatuto do Idoso.

“O governo do amazonas tem dado passos importantes na valorização da pessoa idosa. Temos o trabalho feito pela UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade/UNATI/UEA). Há demonstrativos que o país está envelhecendo, mas é preciso envelhecer com qualidade de vida”, avaliou a deputada ao justificar a homenagem feita pelo Conselho Estadual do Idoso por meio da Comissão das Famílias.

“Reconhecemos justamente esses avanços e agradecemos às pessoas e instituições que prestam serviço em prol dessa valorização. Temos muito a conquistar, mas jamais podemos deixar de perceber e reconhecer os avanços já conquistados,” declarou Conceição Sampaio.

Referência

De acordo com o governador José Melo, o Amazonas é um dos estados brasileiros que mais se preocupou com a questão do idoso. “Os centros de convivência do idoso e das famílias é um belo exemplo, os quais funcionam diariamente a pleno vapor, com atenção total e uma gama enorme de serviços voltados para a terceira idade, além de ações ancoradas em diversas secretarias e da relação do governo com as entidades que trabalham com idosos”, pontuou o governador.

“O governo do Amazonas teve o cuidado de criar uma universidade - a UNATI, que prepara as pessoas para cuidar dos idosos, mas também prepara os idosos para um envelhecimento mais saudável, mais alegre, mais animado”, destacou José Melo. E acrescentou que a homenagem prestada a ele é uma homenagem prestada também ao governo e às políticas públicas vitoriosas implantadas para a pessoa idosa no Amazonas.

Para o professor José Melo, um governo para ser respeitado pelo povo, deve ter duas preocupações fundamentais: uma com a juventude, em formar uma boa juventude para no futuro ser nossos dirigentes; e outra, é o cuidado especial com pessoas idosas. “Nosso governo tem esse condão, ao mesmo tempo em que constrói uma escola de tempo integral também cria uma universidade para cuidar da terceira idade”, enfatizou.   

O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Wagner Lopes, lembrou que o Amazonas é referência em todo o país “graças às políticas públicas implantadas para os idosos. É lógico que precisamos avançar porque sabemos que o envelhecimento é continuo, mas tenho representado com muito orgulho o Conselho e constatado que, em todo o país, o nosso Estado é reconhecido pelos avanços em todas as áreas de atenção ao idoso, especialmente na saúde, esporte e assistência social”, ressaltou Jorge Wagner.

A sessão especial também teve a participação dos deputados estaduais Sidney Leite (DEM) e Wilson Lisboa (PCdoB); da vereadora Socorro Sampaio (PP); dos representantes e homenageados do Comando Militar da Amazônia (CMA); do Centro de Referência de Amparo à Mulher (Cramer); das escolas premiadas no I Concurso Estadual sobre o Estatuto do Idoso; das secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres, Márcia Álamo, e de Assistência Social, Regina Fernandes; e da representante da secretaria estadual de Educação, Nazaré Sales.

Homenageados

Os receberam Diplomas de Honra ao Mérito o General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o Coronel de Infantaria Daniel Viana Peres, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA); a Tenente Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), Cinandra Santos, representando o Coronel de Infantaria Alfredo José Dias;  o Capitão Everaldo Ribeiro Ramos, representando o Coronel Anísio Luis Crespo Alves Negrão, Comandante do 4º Batalhão de Aviação do Exército; o Comandante de Embarcações do CMA, Tenente Coronel Alexandre Silveira de Lima, Coronel de Infantaria Carlos Henrique Ferreira de Melo, representado pelo Major Rodrigo Bueno ; Coronel Jaime Maurício Cardoso, chefe da 4ª Divisão, representado pelo Major Robson dos Santos Melo e o Major Marcelo Gladi, representando o Coronel Douglas Aleixo da Silva, chefe da 12º inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército.

Também foram premiados os alunos vencedores do I Concurso sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, com tema voltado para o envelhecimento digno. A premiação foi feita por categoria, divididas em música inédita: Haissa de Freitas Pereira, do Ceti João dos Santos Braga, e Giovanna Nascimento de Alencar, do CETI Sergio Pessoa; desenho: Jhennifer Rayane Costa de Vasconcelos, da Escola Estadual Bom Pastor, e Rayssa Caroline Guedes Rodrigues, da Escola Estadual Itacyara Nogueira Pinho; e paródia: Viviane Karen Cruz Pereira, da Escola Estadual Liberalina Weill, e Adria Thais Lima Barbosa, da Escola Estadual Daisaku Ikeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário