quinta-feira, 17 de abril de 2014

SEPM avalia de modo positivo participação do AM em Fórum de Gestoras de OPMs

O Amazonas teve a maior comitiva de representantes de OPMs no Encontro
O Encontro realizado em Belém, no Pará, reuniu representantes de OPMs da Região Norte
A assessora técnica Karolina Aguiar representou a SEPM/Am no Encontro.
Avaliando com sua assessoria a participação do Amazonas no Encontro Regional dos Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres da Região Norte, realizado em Belém do Pará, entre os  dias 9 e 11 de abril, a secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas, advogada Márcia Álamo, considerou a participação do Estado como extremamente positiva.
“A comitiva do Amazonas foi a maior entre os participantes. Além da representante da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do Estado, a assessora Karolina Aguiar, participaram as gestoras municipais do interior do Estado, como a Secretária Maria Dulcirene Figueiredo, de Coari, a Coordenadora Lelia Andrade, de São Gabriel da Cachoeira, a Subsecretária Cristiana Martins, de Eirunepé, a Secretária Armanda Serrão, de Itapiranga, a Secretária Maria Valdecira Feitosa de Freitas, de Anori, e a Coordenadora Helen Nilza Ribeiro Muniz, de Borba”, informou Álamo.
O Encontro, promovido pela Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas – SAIAT da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), e realizado no Hilton Hotel em Belém (PA), teve como tema central “Protagonismo dos OPM na execução das Políticas para as Mulheres”, que foram desde reflexões sobre a necessidade de se estabelecer práticas de transversalidade no desenvolvimento das políticas até o diagnóstico da situação dos OPM, passando por análises das características de suas estruturas e funcionamento.
Já a assessora Karolina Aguiar, que representou a SEPM/AM, no Encontro, disse que destacou no evento a capacidade de articulação da Secretaria com as prefeituras do interior do Amazonas, tendo como resultado um grande aumento no número de Organismos de Políticas para Mulheres no Estado.
“Tivemos um aumento de quase 300% no número de OPMs no Amazonas a partir da criação da SEPM, em março de 2013. Antes, eram apenas 4 OPMs no Estado e hoje são 11, com a perspectiva de criação de mais seis até o final de maio”, disse Karolina Aguiar.
Ainda de acordo com Márcia Álamo, além da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do Estado, vinculada à Casa Civil do Governo do Amazonas, os Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres no Estado compreendem a cidade de Manaus, que conta com uma Gerência de Promoção dos Direitos da Mulher na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e, no interior do Estado, as cidades de Canutama, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Itamarati, Itapiranga, Anori, Borba, Santa Isabel do Rio Negro e Careiro Castanho já contam com seus OPMs.
“Estamos ainda articulando e apoiando tecnicamente as demais prefeituras do Interior do Estado para que criem seus próprios OPMs, seguindo a orientação do Governador do Estado, José Melo, que quer ver cada vez mais interiorizados os serviços de apoio à mulher no Amazonas”, informou a titular da SEPM, acrescentando que a criação dos OPMs, que podem ser uma secretaria municipal, uma gerência, coordenação ou departamento, ligados ao gabinete do Prefeito, é importante para que possamos articular programas, projetos e convênios, para a implementação das políticas públicas voltadas à mulher.
“Estamos na expectativa de que, até o final de maio poderemos acrescentar à lista de OPMs no Estado os municípios de Barreirinha, Tonantins, Atalaia do Norte, Amaturá, Boca do Acre e Tabatinga”, finalizou Márcia Álamo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário