sexta-feira, 27 de junho de 2014

Governo do Amazonas intensifica ações contra exploração sexual de crianças e adolescentes em Parintins




SEPM participou das ações em Parintins, inclusive da capacitação de funcionários do Município.

Com o objetivo de combater práticas que violam os direitos e deveres do público infanto-juvenil, o Governo do Amazonas está realizando neste período do 49º Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, diversas ações de prevenção aos crimes de exploração sexual e trabalho infantil. A mobilização faz parte da 11ª Campanha de Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual e Trabalho Forçado de Crianças e Adolescentes, que iniciou nessa quinta-feira, dia 26 de junho, com caminhadas e pedaladas ciclísticas pelas principais ruas e avenidas da cidade.

As atividades de sensibilização ainda contam com distribuição de panfletos e cartazes e fiscalização na rede hoteleira, bares, porto e restaurantes da cidade com informações que reprimem esses tipos de crimes e, também, de como denunciar por meio do disque 100. Segundo o coordenador do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Ítalo Nonato, a campanha tem recebido apoio dos parintinenses e visitantes.

“A campanha é contínua. Ela não acontece só nesse dia do festival de Parintins, mas inicia no dia 18 de maio e se estende até o final do ano no Estado e nas principais festividades do interior amazonense. E o importante é que temos ganhado uma adesão grande da população daqui de Parintins todos os anos”, destacou.

Para o secretário municipal de assistência social de Parintins, Wanderley Ribeiro, esse trabalho serve para combater a maior incidência no município, que é o trabalho infantil. Independente da época do festival, as maiores ocorrências acontecem na zona rural do município e um trabalho de prevenção tem sido feito diariamente.

“Temos uma rede de proteção na cidade para prevenir e combater esse crime, principalmente na zona rural. Atualmente temos equipes de psicólogos e assistentes sociais que vão até às comunidades para fazer a parte preventiva. Até o final do ano vamos fechar um diagnóstico social voltado para todo tipo de vulnerabilidade que existe na cidade, voltado para crianças e adolescentes”, disse.

Atenção – O autônomo Renan Ribeiro, 32, levou o filho Guilherme, de apenas um ano de idade, para participar da pedalada e destacou a importância da campanha. “São importantes essas ações porque essa é uma realidade em nosso município. E nós, que somos pais, devemos fazer esse grito porque abrem os olhos da população”, comentou.

Apoio – A campanha teve início em Manaus no dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, e faz parte do compromisso do Governo do Amazonas firmado com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República para reduzir o índice de violência contra crianças e adolescentes no Estado.

Todas as ações contam com a participação de Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur), Ministério Público do Trabalho (MPT), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Prefeitura de Parintins e dos bois Garantido e Caprichoso e pretende prevenir a violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes durante os dias que antecedem e nos três dias do Festival Folclórico de Parintins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário