quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Governo do Amazonas premia estudantes vencedores em Concurso sobre Violência contra a Mulher

Três estudantes da Rede Estadual de Ensino receberam na tarde desta quarta-feira, 26, em Sessão Especial realizada no Plenário Ruy Araujo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), seus certificados, medalhas e tablets, por seus trabalhos vencedores nas categorias cartaz, vídeo e redação, inscritos no 2º Concurso Estadual sobre Prevenção à Violência contra a Mulher, realizado em parceria pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), da Casa Civil, e pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino.
A sessão especial, solicitada e presidida pela deputada estadual Conceição Sampaio (PP), presidente da Comissão da Mulher e das Famílias da ALEAM, fez parte do calendário de eventos promovidos pela SEPM dentro da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
Os trabalhos vencedores foram escolhidos na fase final de avaliação, realizada no último dia 7 de novembro, por uma bancada examinadora formada por técnicos da SEPM e da Seduc, quando foram selecionados os nove cartazes, três vídeos e 13 redações finalistas. Foi criado um instrumental de avaliação conforme critérios estabelecidos no regulamento, sendo que todas as avaliadoras atribuíram notas de 5 a 10.
Os vencedores em cada categoria foram Caio Henrik da Silva Ferreira, 11 anos, aluno do 5º ano da Escola Estadual Carvalho Leal (Cartaz), Gilsara Araujo Rodrigues, 17 anos, 3º ano da Escola de Tempo Integral Marcantônio Vilaça (Vídeo) e Ednildo Costa Xavier, 29 anos, aluno do EJA, 2º Segmento, da Escola Estadual Duque de Caxias.
Falando em nome dos colegas vencedores, a estudante Gilsara Araújo Rodrigues emocionou-se ao lembrar que sua própria mãe havia sido vítima de violência doméstica.
De acordo com a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Beatriz Moutinho Breval, o concurso tem como objetivo envolver os educadores e educandos no processo de reflexão sobre a importância da prevenção à violência contra as mulheres, tendo como marco histórico a Lei Maria da Penha (11.340/2006).
“O concurso foi organizado nas categorias Cartaz, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Redação, para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – Segundo segmento; e Vídeo, para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio)”, informou Ana Beatriz.
A deputada Conceição Sampaio elogiou a iniciativa da SEPM e da SEDUC, bem como o empenho de gestores e professores da rede estadual, e o interesse dos estudantes em participar da discussão do tema.
“Não existe lei boa se ela não é conhecida e cumprida”, lembrou a parlamentar.
A mesa de autoridades da Sessão foi presidida pela deputada Conceição Sampaio e contou com as presenças da Secretária Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas, Ana Beatriz Moutinho Breval, da Coordenadora da Rede de Atenção aos Direitos da Mulher, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Keyth Fabíola Bentes, da Secretária Executiva Adjunta Pedagógica da Seduc, Professora Oceania Rodrigues Dutra, do Secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Antônio Eduardo Ditzel, e da Juíza Titular do 2º Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Dra. Luciana da Eira Nasser. Na plateia, gestores, professores e familiares dos estudantes vencedores, enquanto a jornalista e cantora Emily Lira apresentou números musicais.

A campanha – A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Atualmente, a campanha acontece em 159 países. Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
Dra. Ana Beatriz Moutinho Breval, secretária Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas, deputada Conceição Sampaio, Dra. Luciana Eira Nasser, Juíza do 2º Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Antônio Eduardo Ditzel, secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer
Ednildo, Caio e Gilsara, os três vencedores, antes da Premiação. 


 Dra. Ana Beatriz Moutinho Breval, da SEPM, em sua fala.




 Ednildo, vencedor na categoria redação, com sua medalha, certificado e o Tablet, de prêmio.
Gilsara, vencedora da categoria video, exibe seu certificado. Ela também recebeu o tablet e a medalha.
Caio Henrik, vencedor da categoria cartaz, também recebeu o tablet, e exibe sua medalha e o certificado.



 Gilsara falou pelos colegas, agradecendo a oportunidade de participar do Concurso.

Secretária Ana Beatriz e a deputada estadual (e deputada federal eleita) Conceição Sampaio.
Secretária Ana Beatriz, com parte de suas assessoras na SEPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário