segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Secretária avalia ação da SEPM e parceiros para mulheres de comunidades de Itapiranga

A secretária Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas, Ana Beatriz Moutinho Breval, avaliou de modo positivo a ação da SEPM no período de 2 a 5 de dezembro, no Município de Itapiranga, distante 356km de Manaus. A ação atendeu 1.147 mulheres das comunidades Terra Nova e Enseada, daquele município, e contou com uma das Unidades Móveis de Acolhimento às Mulheres do Campo e da Floresta, operadas pela SEPM por meio do Programa Mulher, Viver sem Violência, do Governo Federal.
Para Ana Beatriz, a ação demonstrou, mais uma vez, a importância de o Governo do Estado poder contar com um Organismo de Políticas para Mulheres que, por meio de parcerias e articulações, pode resgatar a cidadania e até mesmo a auto-estima das mulheres do interior do Estado.
“Nunca alcançaríamos resultados como esse, se não pudéssemos contar com a parceria dos OPMs já existentes no interior do Estado e com os demais parceiros”, avaliou Ana Beatriz.
Além da SEPM, participaram da ação a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Itapiranga, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itapiranga, Conselho Tutelar, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas e a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Foram realizados atendimentos psicossociais, cadastro e atualização de cadastro no Bolsa Família, palestras sobre Lei Maria da Penha, atendimentos jurídicos pela Defensoria Pública, encaminhamentos de saúde e jurídicos, consultas jurídicas, atendimento pelo Conselho Tutelar, emissão de 1ª e 2ª via de cédulas de identidade, entre outros.
A autoestima de 128 mulheres também foi trabalhada por meio das tabitas da Igreja Adventista, que fizeram escovas, cortes de cabelo e design de sobrancelhas, entre outros serviços de estética.

Ana Beatriz anunciou, ainda, que a programação para 2015 das ações das duas Unidades Móveis operadas pela SEPM está sendo elaborada pelo Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo e da Floresta, instituído  pela SEPM e que reúne representantes da Marcha Mundial das Margaridas e de outras 28 instituições do Poder Público e da Sociedade Civil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário